O conte˙do da nova tag div Ú inserido aqui

LANÇAMENTOS INÉDITO - ADQUIRA O SEU EXEMPLAR...

Livro semelhante a este não se encontrado com muita frequencia na literatura desportiva, devido a alta complexidade e aprofundamento do assunto. Ao realizarmos uma análise profunda das possibilidades do desenvolvimento integral da capoeira, utilizando todas as suas riquezas em movimentos de expressões, simbologias e rítmos cadenciados, focamos em uma necessidade complementar do capoeirista “o alongamento usando o movimento da capoeira”

Leia mais...

"A PRATICA DO ALONGAMENTO NA CAPOEIRA"

Autor: Luiz Eugênio Castanho de Almeida

Mestrando da Abadá-Capoeira - Luiz Cavalo

 

Livro semelhante a este não se encontra com muita frequencia na literatura desportiva, devido a alta complexidade e aprofundamento do assunto.

Ao realizarmos uma análise profunda das possibilidades do desenvolvimento integral da capoeira, utilizando todas as suas riquezas em movimentos de expressões, simbologias e rítmos cadenciados, focamos em uma necessidade complementar do capoeirista “o alongamento usando o movimento da capoeira”.

Sendo essa uma preocupação do Criador e tutor da Abadá-Capoeira, Mestre Camisa, a necessidade de produzir uma obra específica dentro do universo da capoeira, libertando-se dos movimentos convencionais, criando opções para os adeptos da capoeira.

Este livro é o primeiro nesta área, o autor procura apresentar de forma objetiva e dinâmica, o valor, a importância e a necessidade do alongamento em todos os seus aspectos, enfatizando a especificidade dessa arte ancestral e utilizando somente os movimentos da capoeira como forma de alongamento, aquecimento, flexibilidade e volta à calma, utilizando como forma de movimentos educativos preparando-os para parte principal da atividade.
Procurando mostrar de forma ampla e com base nos princípios específicos e gerais da capoeira, respeitando a essência e a complexidade que acompanham, permitindo compreender as particularidades e as riquezas da nossa arte brasileira em todos os seus aspectos.

Neste livro o autor procura, resgatar e valorizar ainda mais a nossa arte, derrubando a visão do senso comum, provando que a capoeira não necessita dos movimentos convencionais, pois possui os seus próprios e que correspondem as suas necessidades e anseios.

Este trabalho vem contribuir e muito para a capoeira, com uma linguagem simples e direta, “A PRÁTICA DO ALONGAMENTO NA CAPOEIRA”, é de fundamental importância para o enriquecimento educacional, cultural, metodológico e didático dos amantes dessa arte ancestral.
Baseando-se na importância do alongamento na capoeira, como fator de prevenção, reabilitação, compensação e auxílio na preparação física, justificamos a sua necessidade e compreensão.

Com a apresentação deste livro despertará o interesse, que serão de grande utilidade para os especialistas e principalmente aqueles que se dedicam à arte da capoeira. Sinceramente, o meu desejo é que se torne efetivo e seja reconhecido os valores e as muitas qualidades que a capoeira traz consigo.
A Abadá-Capoeira  Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira é uma das maiores divulgadoras da nossa cultura no Brasil e no mundo, destacando-se no campo das pesquisas como uma das pioneiras nessa área, com foco e prioridade no resgate, na renovação e na preservação da capoeira em todos os seus aspectos, sem perder sua essência.

Com prioridades na preservação e no resgate dos fundamentos da Capoeira Angola, dentro dos conhecimentos de Mestre Pastinha e da Regional de Mestre Bimba-(Manoel dos Reis Machado), mantendo viva as tradições, os rituais e toda a magia desse universo ancestral, no qual é explorado por muitos e entendido por poucos.

As manifestações folclóricas e artísticas que acompanham a Capoeira como: maculelê, samba de roda, frevo, puxada de rede e outras são incentivadas constantemente.

Houve uma preocupação e uma necessidade de resgatar, inovar e recriar os toques do berimbau e os jogos característicos como: a Benguela, a Iuna, Santa Maria e a Amazonas, Jogo praticado com movimentos dos animais. E o próprio São Bento Grande da Regional, caracterizando o lado da luta e que é uma das características e referencial da Instituição.

Mestre Camisa- José Tadeu Carneiro Cardoso, um dos mais renomados mestre de Capoeira de todos os tempos, é um dos grandes responsáveis por essa ascensão, com representatividade efetiva em 27 estados brasileiros e 53 países, a capoeira vem conquistando adeptos no mundo inteiro, conseguindo proezas como, unir povos e etnias, divulgando a cultura brasileira e a língua portuguesa.

 

INTRODUÇÃO

 

Para os que se interessam e são os amantes da nossa cultura brasileira em seus múltiplos aspectos, esta obra compreende as necessidades e as evoluções do conhecimento dentro da especificidade da capoeira.

É importante frisar que este trabalho, nasceu de uma consciência técnica e crítica do Mestre Camisa (José Tadeu Carneiro Cardoso), resultante de uma experiência desenvolvida sobre as próprias qualidades e riquezas que a capoeira possui.

Outra perspectiva derivada desta colocação é que este livro, chega exatamente no momento em que a capoeira começa a encontrar os caminhos da discussão de suas qualidades como fenômeno cultural, social e educacional.

“A PRÁTICA DO ALONGAMENTO NA CAPOEIRA”, nos seus diversos capítulos, ao tecer abordagens e aprofundamentos sobre o alongamento utilizando apenas os movimentos específicos da capoeira, os princípios científicos, os aspectos organizacionais e metodológicos do alongamento, como aquecimento, volta à calma e um trabalho de flexibilidade, levando em consideração a postura e a especificidade da capoeira.

O mais curioso e admirável é que essas infinidades de movimentos partem de apenas 03 movimentos básicos como: a cadeira, a descida básica e a queda de quatro, portanto a cadeira e a descida básica são movimentos inerente da nomenclatura do Sistema da Abadá-Capoeira.

O autor da obra, professor Luiz Eugênio Castanho de Almeida, que iniciou sua atuação na Faculdade de Educação Física de Itapetininga-SP (Karning Bazarin - FKB), tendo depois freqüentado, na sua formação de pós-graduação na cidade de Londrina-PR, logo após iniciando o curso de mestrado em Biodinâmica do Movimento Humano, distinguiu-se sempre pela sua incansável busca de conhecimentos e ainda pelo seu compromisso com a Abadá-Capoeira.

Tendo total apoio e incentivo do Mestre Camisa, Mestre Cobra e Mestrando Pernilongo, com isso as dificuldades e barreiras tornam-se estímulos para novas conquistas.

Todo esse trabalho surge com a necessidade e oportunidade de mostrar o quanto a capoeira é completa e complexa, sendo Mestre Camisa um dos mais importantes e renomados capoeiristas do Mundo, no qual profissionalizou e revolucionou o universo da capoeira em todos os seus aspectos.

Objetivamos dessa forma dar uma contribuição no sentido de disseminar informações úteis para o desenvolvimento de um trabalho seguro e agradável, através dos movimentos específicos da capoeira. Sendo a Abadá-Capoeira um laboratório mutante dentro desse universo chamado capoeira, Mestre Camisa um gênio desta arte de criação, transformação e renovação, principalmente quando se fala em inovação cultural.

Integrando o velho com o novo, preparando-os para a chegada do futuro, fica uma co-responsabilidade ainda maior na preparação e conclusão desta obra literária.
Sendo a Capoeira dotada de uma riqueza mensurável, muito mal valorizada e pouco explorada, temos a consciência de podermos contribuir diretamente nessa área de pesquisa, pois a capoeira esta aí, basta que a entendamos.

Outro ponto básico e importante é a independência e autonomia da capoeira. É preciso mostrar e provar que a capoeira não necessita de movimentos convencionais para realizar um bom e seguro aquecimento, alongamento, flexibilidade e uma volta à calma, pois temos tudo isso e muito mais a nossa disposição.

“A PRÁTICA DO ALONGAMENTO NA CAPOEIRA”, procura fortalecer a base do capoeirista, criando uma infinidade de opções e fomentando a valorização de sua arte, não precisando buscar em outros lugares aquilo que já possui.

 

 

VOLTAR

O Presente trabalho traz em seu contexto uma proposta de estudo e de reflexão no quesito Preparação Física na capoeira, trazendo mais uma opção ao capoeirista potencializando e fomentando-o com informações básicas, mas importantes na vida profissional ou pessoal do capoeirista.

Leia Mais...

"FUNDAMENTOS BÁSICOS DA PREPARAÇÃO FÍSICA NA CAPOEIRA"

 

O Presente trabalho traz em seu contexto uma proposta de estudo e de reflexão no quesito Preparação Física na capoeira, trazendo mais uma opção ao capoeirista potencializando e fomentando-o com informações básicas, mas importantes na vida profissional ou pessoal do capoeirista.

Através desta obra literária a pretensão do autor é procurar incentivar os jogadores de capoeira e amantes dessa arte nobre, há entenderem um pouco mais a respeito da Preparação Física, haja vista que hoje esta pratica esta totalmente ligada com a vida útil do capoeirista.

Este livro “FUNDAMENTOS BÁSICOS DA PREPARAÇÃO FÍSICA NA CAPOEIRA”, torna-se um instrumento valioso para os profissionais de capoeira e de outras áreas, por aproximar o capoeirista cada vez mais da ciência do esporte, tornando-o capaz de entender seu corpo, seu comportamento, suas dificuldades e seus limites.

O autor Luiz Eugênio Castanho de Almeida procura passar noções básicas da preparação física valorizando e trazendo toda uma estrutura de treinamento para a capoeira, criando possibilidades de o capoeirista entender esse universo e introduzir novos conhecimentos para sua realidade, porém o fundamental é desenvolver uma consciência critica dos valores da capoeira.

Mostrando e provando para o próprio capoeirista toda a sua riqueza, principalmente nos fundamentos do treinamento do Sistema da Abadá-Capoeira.

Com mais essa ferramenta, propõem-se ao capoeirista novas pesquisas de buscas, pois se percebe que o capoeirista ao iniciar um treinamento muitas vezes perde-se o foco, um exemplo muito básico é na malhação. Quando se introduz treinamentos complementares muitas vezes se perde o foco, por exemplo, a realidade seria a malhação para a capoeira e não a capoeira para malhação, isto é, invertem-se os papeis.

Não quero dizer que não tem que malhar, não é isso, pois a malhação é quesito obrigatório, mas temos que entender até onde ela entra como parte principal de treinamento, portanto em um ponto do treinamento ela se torna importante e depois secundaria.

Enfim, espero que os capoeiristas e os amantes dessa arte maravilhosa chamada “CAPOEIRA”, possam entender o objetivo do presente trabalho e conseqüentemente usufruir desse trabalho. Embora haja dito que o presente trabalho não tem a pretensão de ditar forma de treinamento, regras ou receitas, mas oferecer fundamentos básicos da preparação física.

RESUMO

A Capoeira vem sofrendo ao longo de sua história um processo de evolução, dentro desta ação a preparação física tem conquistado um merecido destaque especial. O processo de estruturação do treinamento na capoeira se faz necessário pelo fato de ser uma arte que engloba varias artes, haja vista que traz em suas características uma alta complexidade de movimentos.

Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo fomentar a uma reflexão inerente a preparação física na capoeira, com uma estrutura, um planejamento formulado com foco em uma periodização, possibilitando analisar o desenvolvimento das capacidades físicas potência anaeróbica, potência aeróbica, velocidade, flexibilidade, força explosiva, enfim, trazer todos os fundamentos básicos de uma preparação física

Ao se evidenciar a questão da capoeira de alto rendimento, observa-se que já algum tempo muitos pesquisadores em seus experimentos, procuram investigar e explicar os processos de treinamento a médio e longo prazo no tocante aos aspectos bio-psico-sociais relacionando-os com ao preparo Físico da Capoeira.

Verifica-se, no entanto, que esta mesmo quando analisada dentro de um contexto multifatorial, que considera a existência de uma série de variáveis intrínsecas e extrínsecas interferindo direta ou indiretamente no rendimento da preparação física, não considera que a probabilidade de obtenção da forma física na capoeira pode ser determinada não somente pelo controle destes muitos fatores e suas subdivisões, mas também pela forma com que são inter-relacionados e harmoniosamente organizados em função do sujeito, durante todo o período de treinamento.

Este novo modelo considera de forma integrada as características dos capoeiristas a quem se destinam as particularidades da capoeira em questão, e os objetivos concretos que se pretende atingir, de forma coerente com o conhecimento científico proveniente das diversas áreas envolvidas, buscando uma forma mais prática e efetiva, para explicar e predizer os fantásticos resultados alcançados na capoeira.

Embora a capoeira venha sendo reconhecida mundialmente como a arte que engloba varias artes, que transforma e encanta gerações, são poucas as informações científicas disponíveis na literatura a respeito das demandas práticas de treinamento da capoeira, bem como os efeitos específicos decorrentes de tais demandas nos capoeiristas desportivos.

Como essas informações são relevantes para desenvolver um programa eficaz de treino, torna-se deficiente o aspecto de elaboração do planejamento, por não habituar e quantificar meios e métodos da preparação física, e testes controles para orientação das cargas de treino.
Procurando contribuir para reduzir esta escassez de dados, a presente obra literária apresenta em seus diversos capítulos informações básicas, mas de grande utilidade para os capoeiristas.

A capoeira é uma arte, na qual se verifica a necessidade de uma evolução metodológica: quando o praticante aumenta o seu conhecimento capoeirístico, os movimentos básicos e os mais complexos tornam-se desafios, no qual exige grau elevado de entendimento e compreensão.

Devido à falta de referências na literatura sobre as demandas práticas e do treinamento físico específico para os capoeiristas. O treinamento desenvolvido dentro do sistema da Abadá-Capoeira, criado pelo Mestre Camisa é direcionado para o capoeirista, preparando e estruturando-o de forma completa, isto é, elevando ao nível técnico, didático e metodológico extraordinário.

Saindo do sistematizado para o natural, desenvolve o aprendizado e a criatividade partindo dos movimentos básicos e dos fundamentos da capoeira. Temos como exemplo os movimentos de floreios que apresenta um alto índice de complexidade, que exige força, potência, resistência muscular, velocidade, coordenação e flexibilidade, comum entre os que têm um melhor desenvolvimento e domínio motor capoeirístico.

Para melhorarmos a potência de um capoeirista, devemos melhorar a força máxima dinâmica e a força de potência com o treinamento de força. Ao que parece, não foi adotado nos treinos atuais um sistema periodizado para capoeiristas, que executam movimentos com altas intensidades e grau elevado de dificuldade.

Este modelo tornaria mais efetivo o objetivo dos capoeiristas, que acabam treinando muito levando o corpo a uma fadiga ou over training ou acabam treinando pouco e acham que estão treinados, enfim, acabam chegando aos eventos com algum tipo de lesão, e até mesmo atingir um rendimento ótimo (peak) dias antes ou depois do previsto.

VOLTAR

PÁGINA PRINCIPAL

300 Pgs

 

 

 

A Revista ABADÁ do Estado do São Paulo tem por objetivo manter seus integrantes e os amantes dessa arte genuinamente brasileira, sempre informados e conectato com o mundo da capoeira.

Lançamento nos Jogos Paulistas em Americana em maio...

Leia Mais...

Obs: Toda a Renda da Coleção dos Livros serão destinadas para a realização dos Projetos Sociais e Campanhas desenvolvidos pela Entidade Abadá-Capoeira de Capão Bonito, colabore comprando...

LANÇAMENTOS DE LIVROS
LANÇADO NA BAHIA- 2007
LANÇADO - 2009
LANÇADO - 2011
LANÇADO - 2009
 
LANÇADO - 2015
LANÇADO - 2017
LANÇAMENTO EM BREVE
 
     
       
  
O conte˙ do da nova tag div Ú inserido aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

300 pgs

 

 

 

 

 

 

 

 

 

300 pgs

 

 

 

 

 

 

300 pgs

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alongamento com movimentos oriundos da capoeira

 

 

 

 

Periodização aplicado na Capoeira - PREVENÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Liberação Miofascial Aplicado na Capoeira - REABILITAÇÃO & PREVENÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EM BREVE LANÇAMENTO ESPECIAL - MESTRE COBRA - O CAMINHO DO RIO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Treinamento Funcional Aplicado na Capoeira - PREVENÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Propriocepção Aplicado na Capoeira - REABILITAÇÃO & PREVENÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

Alongamento 2 - Atualizado - 2015 - PREVENÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOLTAR