Uma das principais características da ABADÁ-CAPOEIRA é a sua ligação com a Natureza. A valorização da cultura da capoeira, assim como suas origens, nos remetem aos temas ecologia, liberdade e integração social.

Ao utilizar a capoeira como instrumento pedagógico na educação ambiental, abre-se um amplo horizonte na formação de indivíduos conscientes sobre os valores do meio ambiente, socialmente e ecologicamente saudável para a sobrevivência da espécie humana em nosso planeta.

No CEMB é realizado o PROJETO CAPOEIRA ECOLÓGICA E CIDADANIA onde existem jovens carentes na região de Sambaetiba-RJ, aprendendo a arte da capoeira, reflorestamento da mata atlântica, reciclagem de lixo e outras habilidades contextualizadas no cotidiano destes jovens. Eles recebem gratuitamente, aulas de capoeira ministradas por Mestre Camisa, professores graduados da ABADÁ-CAPOEIRA, uniformes e orientações para o desenvolvimento tanto na arte da capoeira quanto na vida.

Estar frequentando a escola e respeitar a natureza é requisito fundamental para ingressar no projeto Capoeira Ecológica.

O projeto já conta com 11 graduados capacitados, que já desenvolvem trabalhos na comunidade e participam de competições e exibições.

CEMB  Centro Educacional Mestre Bimba é um espaço idealizado pelo Mestre Camisa que foi construído em homenagem ao Mestre Bimba, que era um amante da natureza.

No CEMB são oferecidos cursos, treinamentos, encontros, palestras, oficinas, campanhas ecológicas, arvorismo, cavalgadas, partidas de futebol, manifestações populares e o convívio com os costumes rurais, proporcionando a oportunidade do contato com os animais, saborear comidas feitas no tradicional fogão de lenha e aprender a preservar o meio ambiente.

Todas as atividades são adaptadas para que possam ser acrescentados movimentos de capoeira em suas execuções.
Segundo a filosofia de se aproveitar o que a natureza oferece, foi erguido um galpão de 360 m2 feito com sapê, eucalipto e pedra, para o desenvolvimento das atividades.

O CEMB  Centro Educacional Mestre Bimba está situado no interior do Rio de Janeiro e no mês de novembro a entidade realiza um dos maiores eventos o “ZUMBIMBA”, onde se comemora o dia de Zumbi dos Palmares e de Mestre Bimba, patrono da Abadá-Capoeira.

A Fazenda ABADÁ é um antigo sonho de Mestre Camisa. A ideia inicial era de construir um lugar para se treinar capoeira, para vivenciar ela de uma maneira plena, para o capoeirista ter uma consciência maior de sua arte. Com o tempo essa ideia foi crescendo aos poucos, começou a tomar forma e o capoeirista a partir dai não vivenciaria só a capoeira, mas coisas que alguns não estão acostumados, como a vida no campo, o contato com a natureza.

Quando este sonho tomou forma e força, mais um grande evento nasceu dentro da ABADÁ, o Zumbimba, que há dez anos vem fortalecendo os vínculos entre todos os integrantes de diversas partes do Brasil e do mundo.

Mas uma notícia tentou dar uma rasteira no Mestre Camisa, na ocasião a Petrobrás estava iniciando a criação de um novo pólo petroquímico, e a fazenda ABADÁ e muitas outras propriedades estavam dentro da área a ser ocupada. Foi uma bomba, mas tudo foi conversado e agora o Mestre Camisa tem um novo local na região de Cachoeiras, onde ele começou a reconstruir a Fazenda ABADÁ, também conhecida como Centro Educacional Mestre Bimba, o CEMB.

Como o patrocínio da Petrobrás não saiu, não podemos mais esperar. Resolvemos botar a mão na massa por conta própria, e com isso, toda a ABADÁ-CAPOEIRA também esta se mobilizado para reconstruir este, que é hoje em dia, o local onde tudo se baseia dentro da ABADÁ, muito da filosofia que o Mestre Camisa passa, ele põe em prática no CEMB, seja na didática, nas campanhas ou no trato com os capoeiristas, visitantes e simpatizantes da capoeira, tudo pode ser presenciado lá.

ZUMBIMBA

A celebração do Zumbimba foi instituída em 1991, pela Associação Filhos de Bimba (BA). É realizado no mês de novembro unindo a comemoração da Consciência Negra, simbolizada por Zumbi dos Palmares (20/11) e a data de nascimento de Mestre Bimba (23/11).

Mestre Camisa em 1999 inaugurou o CEMB (Centro Educacional Mestre Bimba) com o Zumbimba na ocasião participaram da inauguração o Grão Mestre Camisa Roxa, Mestre Nenel, Luisinho, Dermerval (in memórian) entre outros.

Para os membros da entidade Abadá-Capoeira o Zumbimba é um dos momentos mais importantes para a formação do capoeirista. Nos dias em que acontece esta grandiosa festa, Mestre Camisa oferece treinamentos, palestras, mostra de vídeos, debates, pesquisas, atividades de lazer e uma grande busca das origens e dos fundamentos que nos remetem a refletir sobre o passado, o presente e o futuro.

São desenvolvidos estudos da vida de Zumbi e de Mestre Bimba, grandes personalidades que foram e serão essenciais em nossas vidas. Tornarão grandes referencias para as gerações presentes e futuras com o legado de conquistas e movimentos que deixaram na história.

São discutidas as metas da entidade Abadá-Capoeira para os anos seguintes, fazendo uma profunda reflexão dos caminhos que serão percorridos, onde estamos o que ela representa em nossas vidas, sua filosofia e seus objetivos, enfim, um trabalho valioso, onde nos reunimos com pessoas de todo o Brasil, em um lugar maravilhoso realizado por Mestre Camisa para que todos possam aproveitar da melhor forma possível, tudo em harmonia com a natureza e os animais.

 

VOLTAR

CEMB

CENTRO EDUCACIONAL MESTRE BIMBA - FAZENDA ECOLÓGICA - MESTRE CAMISA - RJ

PÁGINA PRINCIPAL